11 ABR, 2025
O Turismo e o Desafio de se Tornar “Petróleo Verde“
Viagens em Lazer e Diversão em Família
Pacotes Turístico
28 Nov, 2024
O sector turístico de País vive uma fase de retumbantes promessas e expectativas capazes de nos convencer para um futuro infalível. Mediadas como a isenção de vistos e o alargamento de créditos para empreendedores do sector levam-nos a crer para esse caminho. Mas há desafios básicos que se impõem.
Angola investe no turismo com o PLANATUR e apoio a operadores
O turismo em Angola ganhou destaque recentemente, mas continua longe de alcançar o brilho e a visibilidade que merece. Com o sector apresentando um grande potencial para impulsionar a economia nacional, o governo tem intensificado seus esforços para atraí-lo ao centro das atenções. Em Março de 2024, foi lançado o plano nacional do turismo, o PLANATUR – 2024/2027, com um investimento robusto de 2,2 biliões de kwanzas. O plano visa, a médio prazo, transformar e requalificar os principais destinos turísticos do país, incluindo Huíla, Namibe, Luanda, Benguela, Zaire, Malanje, Kuando Kubango e Kwanza Norte, posicionando Angola como um polo de atracão turística no cenário global.
Em Fevereiro último, o Banco Nacional de Angola expandiu as oportunidades de crédito para operadores turísticos, oferecendo acesso a financiamentos de até 200 milhões de kwanzas, com uma taxa de juros vantajosa, limitada a 10%. Essa medida visa impulsionar ainda mais o sector, promovendo o crescimento sustentável do turismo em Angola.
Desafios e Oportunidades no Turismo em Angola
Contudo, os apelos das autoridades vêm acompanhados de uma forte tensão, com o Presidente da República, João Lourenço, expressando, no ano passado, uma grande preocupação quanto à falta de progresso do sector, apesar da implementação de medidas importantes, como a isenção de vistos para cidadãos de alguns países. Após o lançamento do PLANATUR, O Presidente recomendou a realização de um ‘profundo diagnóstico’ do sector para entender por que, mesmo com as condições privilegiadas de Angola, o país ainda não consegue ‘verdadeiramente atrair turistas’.
O desafio do turismo em Angola é grande, mas as oportunidades são ainda mais promissoras. Com as medidas adotadas, como o lançamento do PLANATUR e o apoio financeiro para os operadores turísticos, o setor tem potencial para se tornar um verdadeiro ‘petróleo verde’. Contudo, é imprescindível que se faça uma análise profunda sobre as causas da falta de atração de turistas, garantindo que as condições já existentes sejam plenamente aproveitadas para alcançar o sucesso desejado.
(Este artigo baseia-se em informações publicadas pelo O Novo Jornal)
PACOTES EM
DESTAQUE




MAIS POPULAR
O Lançamento da marca Jetur viagens nos canais de comunicações
Viagens de Lazer & Diversão em Família
Simplifique sua Gestão de Viagens Corporativas
LEIA TAMBÉM
Visa & Turismo: Rumo ao Futuro
11 JUL, 2025 Facilitação de Pagamentos Internacionais em Angola: Ministério do Turismo e VISA em…
Subscreva para se manter actualizado
LEIA TAMBÉM
Visa & Turismo: Rumo ao Futuro
11 JUL, 2025 Facilitação de Pagamentos Internacionais em Angola: Ministério do Turismo e VISA em…