22 AGO, 2025
Processo de Reclassificação de Hotéis: Elevando a Qualidade do Turismo em 2025
O ano de 2025 marcará o início de um importante processo de reclassificação das unidades hoteleiras em Angola, que passará a atribuir categorias em estrelas conforme a qualidade dos serviços prestados, a declaração foi feita durante a cerimónia de reposição da quarta estrela do Hotel Diamante, pelo ministro do Turismo, Márcio Daniel. Segundo o governante, a iniciativa será decisiva para estimular a competitividade e impulsionar o desenvolvimento sustentável do sector do turismo no país.
Segundo o titular da pasta do Turismo, o processo de reclassificação contará com a participação de associações ligadas a hotéis, resorts e similares, responsáveis por sensibilizar os seus membros a adaptarem-se às novas directrizes.A a medida incluirá ainda a revisão da legislação e a simplificação de procedimentos considerados desnecessários, que actualmente limitam a flexibilidade do sistema.
Na ocasião, Márcio Daniel apelou aos agentes do sector turístico, especialmente da hotelaria, para cumprirem rigorosamente as normas de licenciamento e funcionamento das suas instalações.
Já Zaira de Assunção, directora Nacional de Qualificação e Licenciamento Turístico, destacou que, embora a implementação oficial esteja prevista para o próximo ano, o processo de reclassificação já está em andamento. Nesse sentido, a responsável, explicou que a medida visa acompanhar todas as infra-estruturas hoteleiras, considerando a lei que vigora, para as classificar de acordo com as expectativas de desenvolvimento do sector do turismo.
Quanto ao Hotel Diamante, que teve recentemente a sua quarta estrela reposta, o ministro do Turismo explicou que, após a inauguração da unidade em 2015, “sofreu um conjunto de recomendações que até 2018 não foram levadas em consideração”, pelo que o número de estrelas foi reduzido.
A cerimónia de reposição, segundo um comunicado da Endiama realizou-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Turismo, a assinalar-se na próxima Sexta-feira.
O acto contou com a presença do administrador executivo de Administração e Recursos Humanos da Endiama, Domingos Margarida, assim como de altos funcionários dos sectores de turismo e do subsector diamantífero nacional.
Citado na nota, o ministro do Turismo “disse ser um motivo de regozijo voltar a atribuir a classificação de quatro estrelas ao referido hotel, depois de lhe ter sido retirada em 2018”.
Por sua vez, o administrador executivo da Endiama, assegurou que o Hotel Diamante continuará “a trabalhar para atingir, nos próximos tempos, a categoria de “cinco estrelas”.
O processo de reclassificação hoteleira representa um passo decisivo para elevar a qualidade e a competitividade do turismo em Angola, promovendo conformidade legal, modernização do sector e atracção de investimentos. Exemplos como o Hotel Diamante demonstram o potencial de crescimento e profissionalização da hotelaria nacional, reforçando a posição de Angola como um destino turístico de excelência.
PACOTES EM
DESTAQUE




MAIS POPULAR
O Lançamento da marca Jetur viagens nos canais de comunicações
Viagens de Lazer & Diversão em Família
Simplifique sua Gestão de Viagens Corporativas
LEIA TAMBÉM
Visa & Turismo: Rumo ao Futuro
11 JUL, 2025 Facilitação de Pagamentos Internacionais em Angola: Ministério do Turismo e VISA em…
Subscreva para se manter actualizado
LEIA TAMBÉM
Visa & Turismo: Rumo ao Futuro
11 JUL, 2025 Facilitação de Pagamentos Internacionais em Angola: Ministério do Turismo e VISA em…