11 ABR, 2025

O Turismo e o Desafio de se Tornar “Petróleo Verde

Viagens em Lazer e Diversão em Família

Pacotes Turístico

28 Nov, 2024

O sector turístico de País vive uma fase de retumbantes promessas e expectativas capazes de nos convencer para um futuro infalível. Mediadas como a isenção de vistos e o alargamento de créditos para empreendedores do sector levam-nos a crer para esse caminho. Mas há desafios básicos que se impõem.

Angola investe no turismo com o PLANATUR e apoio a operadores

O turismo em Angola ganhou destaque recentemente, mas continua longe de alcançar o brilho e a visibilidade que merece. Com o sector apresentando um grande potencial para impulsionar a economia nacional, o governo tem intensificado seus esforços para atraí-lo ao centro das atenções. Em Março de 2024, foi lançado o plano nacional do turismo, o PLANATUR – 2024/2027, com um investimento robusto de 2,2 biliões de kwanzas. O plano visa, a médio prazo, transformar e requalificar os principais destinos turísticos do país, incluindo Huíla, Namibe, Luanda, Benguela, Zaire, Malanje, Kuando Kubango e Kwanza Norte, posicionando Angola como um polo de atracão turística no cenário global.

Em Fevereiro último, o Banco Nacional de Angola expandiu as oportunidades de crédito para operadores turísticos, oferecendo acesso a financiamentos de até 200 milhões de kwanzas, com uma taxa de juros vantajosa, limitada a 10%. Essa medida visa impulsionar ainda mais o sector, promovendo o crescimento sustentável do turismo em Angola.

Desafios e Oportunidades no Turismo em Angola

Contudo, os apelos das autoridades vêm acompanhados de uma forte tensão, com o Presidente da República, João Lourenço, expressando, no ano passado, uma grande preocupação quanto à falta de progresso do sector, apesar da implementação de medidas importantes, como a isenção de vistos para cidadãos de alguns países. Após o lançamento do PLANATUR, O Presidente recomendou a realização de um ‘profundo diagnóstico’ do sector para entender por que, mesmo com as condições privilegiadas de Angola, o país ainda não consegue ‘verdadeiramente atrair turistas’.

O desafio do turismo em Angola é grande, mas as oportunidades são ainda mais promissoras. Com as medidas adotadas, como o lançamento do PLANATUR e o apoio financeiro para os operadores turísticos, o setor tem potencial para se tornar um verdadeiro ‘petróleo verde’. Contudo, é imprescindível que se faça uma análise profunda sobre as causas da falta de atração de turistas, garantindo que as condições já existentes sejam plenamente aproveitadas para alcançar o sucesso desejado.

(Este artigo baseia-se em informações publicadas pelo O Novo Jornal)

PACOTES EM
DESTAQUE

Outubro Rosa
Slide

Hospedagem

Locação

Gestão de Viagens

Pacotes Turísticos

MAIS POPULAR

O Lançamento da marca Jetur viagens nos canais de comunicações

Viagens de Lazer & Diversão em Família 

Simplifique sua Gestão de Viagens Corporativas

LEIA TAMBÉM

Subscreva para se manter actualizado

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

LEIA TAMBÉM

Contactos

+244 931 911 211

+244 990 911 211

info@jeturltda.ao

d.comercial@jeturltda.ao

Se inscreva

Newsletter

Subscreva-se a nossa newsletter e fique por dentro de todas novidades 

Scroll to Top